A consultoria Agroconsult entregará hoje, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, um levantamento completo da safra de soja 2005/2006. O documento é resultado do Rally da Safra , organizado pela Agroconsult, com o patrocínio de empresas ligadas ao agronegócio e apoio de instituições de pesquisa. O levantamento apontará uma safra nacional de soja de 53 milhões de toneladas, quase 5% abaixo das 55,7 milhões de toneladas previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
"Partimos para o Rally com uma estimativa de 55,3 milhões de toneladas, mas tivemos que reduzí-la após verificar as condições das lavouras", afirma Fabio Meneghin, da Agroconsult. Entre 14 e 31 de março, quatro equipes de agrônomos, técnicos e jornalistas percorreram 25 mil quilômetros, dos 14 principais estados produtores de grãos, de todas as regiões do país.
Ao todo, colheram amostras em 1.560 lavouras de soja e milho 140 delas no Paraná, para avaliar a produtividade das áreas e a qualidade dos grãos. Além disso, se reuniram com produtores de cada região visitada, para avaliar as condições de colheita, armazenamento e transporte da safra. O objetivo dessa terceira edição do trabalho é formar um banco de dados, que aponte as principais ocorrências relacionadas a clima, tecnologia empregada, pragas e doenças que afetam a produtividade das lavouras.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião