No vácuo da quebra climática verificada nos Estados Unidos, a Europa também vai plantar mais soja, seguindo a tendência confirmada na América do Sul. A expansão de área, no entanto, será menor, pela própria falta de terras, conforme a consultoria francesa Strategie Grains, com sede no país mais agrícola do continente.
Segundo a SG, a União Europeia deve plantar 500 hectares a mais (4,4%) de soja em 2013/14, chegando a 11,8 milhões de hectares. As projeções para o Brasil vão bem além. A Companhia Nacional de Abastecimento estima aumento de até 2,3 milhões de hectares (9,1%) na área da oleaginosa em 2012/13, que pode chegar a 27,3 milhões.
Isso significa que, mesmo com aumento da produção sul-americana no ciclo que está sendo plantado, os europeus vão tentar reduzir sua dependência das importações no ano que vem. A área total dos grãos na Europa deve se manter em 56 milhões de hectares, com variação negativa de 0,6% segundo a SG. A soja rouba área das principais culturas de verão. A área total de grãos do Brasil, 52,2 milhões de hectares, chega perto da cultivada em toda a Europa.
Deixe sua opinião