Amanhã e quinta-feira ocorre em Foz do Iguaçu o 12º. Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. A pauta do encontro vai abordar temas ligados à possibilidade de pagamentos por serviços ambientais como créditos de carbono com a adoção do plantio direto como forma de minimizar o efeito estufa, gestão e qualidade das águas, fertilidade e biodiversidade. No detalhe, a discussão sobre a forma correta de adoção da prática. A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, promotora do evento, defende que a utilização da técnica com qualidade, além dos benefícios já conhecidos, torna o sistema uma das mais perfeitas ferramentas para uma agricultura sustentável. O plantio direto na palha completa 38 anos no Brasil. O Paraná foi o precursor. Considerados fatores ambientais, econômicos e sociais que a tecnologia representa, o evento tem o desafio de fomentar e estimular o uso das práticas básicas e corretas do sistema. Informações: www.febrapdp.org.br.
Fumicultores se mobilizam no Paraná
No próximo dia 30 ocorre em Irati, na região Centro-Sul do Paraná, o Fórum Regional de Desenvolvimento e Agricultura. Em discussão, a importância social e econômica da fumicultura no estado. A mobilização contra o preconceito e a desinformação, segundo os organizadores, vai reunir representantes das famílias dos fumicultores. Os trabalhadores rurais acreditam que, pela informação, acabem as tentativas frequentes de enfraquecimento da atividade fumageira nas regiões produtoras. Constam da pauta de debates do fórum a organização do sistema produtivo, a conjuntura da produção do tabaco, a diversificação e as perspectivas para o setor. O evento será no Salão Italiano, a partir das 13h30. Informações: (41) 3023-3932.
Congresso Madeira: desenvolvimento sustentável
Hoje e amanhã ocorre a 5ª. edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia Madeira 2010. O evento apresenta temas e estratégias para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável dos setores. Entre as temáticas está a nova ordem econômica mundial e os seus impactos no setor florestal brasileiro, que está relacionado com produtos para exportação. Será apresentada a preocupação do setor em como aliar essa produção florestal aos desafios em atender as demandas da sociedade em relação à oferta de matéria prima e recursos naturais. A organização é do Instituto Besc de Humanidades e Economia. A programação será cumprida das 9 às 18 horas, na Fecomércio, em São Paulo. Informações: www.institutobesc.org.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia