O ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV (GV Agro), Roberto Rodrigues, elogiou nesta quarta-feira (1) o compromisso anunciado pela presidente Dilma Roussef de zerar o desmatamento ilegal até 2030. "Este anúncio é bem-visto. Nós éramos contra o desmatamento zero, mas a favor de acabar com o desmatamento ilegal. Ainda há fronteiras agrícolas por explorar e podemos aumentar a área plantada de forma legal", afirmou o ex-ministro, durante a apresentação do quinto relatório do Observatório do Plano ABC, plano de agricultura de baixo carbono, realizado em São Paulo.
Rodrigues avaliou, ainda, que a implementação do próprio programa ABC pode contribuir para o cumprimento de outro compromisso anunciado pela presidente, de recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. "A recuperação de florestas é um dos pilares do Plano ABC. Agora, a efetivação disso depende dos recursos financeiros, materiais e humanos que serão destinados para a concretização da meta", complementou o ex-ministro. À frente do GV Agro Rodrigues também vem mantendo conversar com diversos ministérios para colaborar com a proposta que o governo brasileiro levará para a próxima conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima (COP 21), que será realizada em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro.
Ainda sobre a visita da Presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, Rodrigues disse que a ida da presidente para discutir comércio é uma novidade importante. "É uma iniciativa que pode trazer outros desdobramentos. Há questões de grande relevância para o País que precisam de solução, como a flexibilização da Rodada Doha, travada há mais de dez anos, a realização de acordos bilaterais entre o Brasil e outros países agrícolas e o impasse do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Acredito que a presença física da presidente nos Estados Unidos pode ser um catalisador de mudanças nestes pontos ", afirmou.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião