Aos 60 anos e depois de uma luta contra o câncer, morreu na madrugada deste domingo (10) o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Mendes Ribeiro Filho. Seu corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa gaúcha, em Porto Alegre.

CARREGANDO :)

Mendes Ribeiro estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia e seu corpo será cremado no Crematório Metropolitano às 20h, conforme o site do jornal Zero Hora.

Ele foi ministro da Agricultura entre agosto de 2011 e março de 2013, antes de Antônio Andrade, Neri Geller e Kátia Abreu. No cargo, foi um dos apoiadores e incentivadores do Fórum de Agricultura da América do Sul, lançado pelo Agronegócio Gazeta do Povo em 2013 e que terá a terceira edição neste ano.

Publicidade

Sua contribuição enquanto gestor público leva as autoridades à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul neste domingo, para o velório. Está sendo aguardado o governador gaúcho José Ivo Sartoti, colega de partido (PMDB), e o vice-presidente da República Michel Temer. O prefeito de Porto Alegre José Fortunati esteve no local pela manhã.

O ex-ministro é descrito hoje como uma pessoa conciliadora e que sustentou sua posição e sua carreira mesmo em meio a cirurgias, numa demonstração de força e compromisso. A presidente Dilma Rousseff publicou nota em que o chama de amigo:

"É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância."

O advogado Mendes Ribeiro começou a carreira política como vereador de Porto Alegre, no início dos anos 1980. Duas vezes deputado no Rio Grande, foi ainda secretário estadual de Justiça, Obras Públicas, Saneamento e Habitação e Casa Civil. Tornou-se deputado federal e concorreu a prefeito de Porto Alegre em 2004. Era deputado federal há 15 anos quando se tornou ministro da Agricultura, em 2011.