Um mês antes da primeira previsão sobre a safra nacional 2012/13, a ser divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em setembro, a Emater gaúcha fez as contas e informou que o estado vai diminuir as áreas de milho, arroz e feijão para ampliar a da soja.
A expansão da soja será de 6,2% (para 4,4 milhões de hectares). A área de arroz deve ser reduzida em 2,9% (para 1 milhão), enquanto o milho tende a recuar 5,5% (também 1 milhão) e o feijão, 6% (caindo a 55 mil hectares), disse a Emater/RS.
O Rio Grande do Sul segue as mesmas tendências que Mato Grosso. O terceiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) diz que a soja terá 7,89 milhões de hectares no estado (11,6% a mais do que no último ano).
De acordo com os técnicos que participaram da divulgação dos dados sobre o Rio Grande do Sul, o aumento da área de soja é reflexo da alta cotação da oleaginosa. A cultura deve avançar em regiões que tradicionalmente contavam com o plantio de milho. Os problemas climáticos enfrentados pelos produtores de arroz também estariam empurrando o setor para a soja. A área agrícola em uso cresce 2,5%, para 6,5 milhões de hectares.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião