A Expedição Safra Gazeta do Povo chega hoje a Buenos Aires para dar início ao giro pelo cinturão de produção de grãos da Argentina. Durante o percurso, os técnicos e jornalistas cumprem agenda no Ministério da Agricultura (MinAgri), na Bolsa de Rosário, na Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) e visitam produtores das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe, que juntas respondem por cerca de 80% da produção de grãos do país.
A agenda no país vizinho contempla também uma participação na Expoagro 2011, amanhã, quando a equipe participa de uma conferência de imprensa que deve reunir mais de 100 jornalistas sul-americanos e representantes da cadeia produtiva. A partir do Indicador de Safra Gazeta do Povo, a Expedição vai discutir a produção de grãos nas Américas do Sul e do Norte, mostrando números de oferta, demanda e mercado.
"Será uma oportunidade para mostrar à imprensa da América do Sul a contribuição da Gazeta do Povo e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) para o desenvolvimento do agronegócio sul-americano", diz Giovani Ferreira, que estará à frente da apresentação junto com o analista Robson Mafioletti, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). "Vamos levar para a Expoagro uma visão agronômica e de mercado, a partir de um diagnóstico do ciclo atual e das tendências para o setor em todo o mundo", acrescenta Mafioletti. "Intervenções como esta, num espaço como este, mostram que a informação torna-se um insumo cada vez mais essencial à expansão, competitividade e sustentabilidade do agronegócio", finaliza Ferreira.
O painel é organizado em parceria com a New Holland e com os diários argentinos Clarin e La Nación. Realizada no chamado Corredor Produtivo, entre Baradero e San Pedro, a Expoagro é considerada a maior feira agropecuária da Argentina, com cerca de 500 expositores e previsão de 150 mil visitações. Na próxima semana, a Expedição segue para o Paraguai, percorrendo a região de Assunção a Cidade do Leste.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião