A Expedição Safra Gazeta do Povo chega hoje a Buenos Aires para dar início ao giro pelo cinturão de produção de grãos da Argentina. Durante o percurso, os técnicos e jornalistas cumprem agenda no Ministério da Agricultura (MinAgri), na Bolsa de Rosário, na Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) e visitam produtores das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe, que juntas respondem por cerca de 80% da produção de grãos do país.
A agenda no país vizinho contempla também uma participação na Expoagro 2011, amanhã, quando a equipe participa de uma conferência de imprensa que deve reunir mais de 100 jornalistas sul-americanos e representantes da cadeia produtiva. A partir do Indicador de Safra Gazeta do Povo, a Expedição vai discutir a produção de grãos nas Américas do Sul e do Norte, mostrando números de oferta, demanda e mercado.
"Será uma oportunidade para mostrar à imprensa da América do Sul a contribuição da Gazeta do Povo e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) para o desenvolvimento do agronegócio sul-americano", diz Giovani Ferreira, que estará à frente da apresentação junto com o analista Robson Mafioletti, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). "Vamos levar para a Expoagro uma visão agronômica e de mercado, a partir de um diagnóstico do ciclo atual e das tendências para o setor em todo o mundo", acrescenta Mafioletti. "Intervenções como esta, num espaço como este, mostram que a informação torna-se um insumo cada vez mais essencial à expansão, competitividade e sustentabilidade do agronegócio", finaliza Ferreira.
O painel é organizado em parceria com a New Holland e com os diários argentinos Clarin e La Nación. Realizada no chamado Corredor Produtivo, entre Baradero e San Pedro, a Expoagro é considerada a maior feira agropecuária da Argentina, com cerca de 500 expositores e previsão de 150 mil visitações. Na próxima semana, a Expedição segue para o Paraguai, percorrendo a região de Assunção a Cidade do Leste.