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Com a Expedição Caminhos do Campo, lançada na semana passada, a Gazeta do Povo inaugura uma nova fase do seu investimento editorial na área do agronegócio. Lançado em outubro de 2005, o suplemento dedicado ao setor cumpre sua proposta inicial e passa a ter circulação semanal, periodicidade considerada ideal para esse tipo de publicação.

As quatro primeiras edições do caderno foram mensais e serviram como laboratório, para medir a aceitação e necessidade do produto. Num estado que tem 1/3 da sua economia gerado a partir da produção agrícola e pecuária, a resposta foi positiva e o Caminhos do Campo passou a circular quinzenalmente, sempre às terças-feiras, em fevereiro do ano passado.

Uma das características marcantes definidas nesses dois anos foi o público alvo. Os leitores estão no campo e nas cidades. O desafio da equipe editorial é informar o homem do campo e contribuir com a tomada de decisões no meio rural, mas ao mesmo tempo disseminar entre a população urbana a importância do agronegócio no desenvolvimento econômico e social.

Na época, o objetivo era atender uma demanda do setor produtivo por informações que pudessem colaborar na exposição da realidade daquele momento. O produtor estava mergulhado numa crise sem precedentes. Depois de três anos no vermelho, apostava todas as suas fichas no próximo cultivo. Ou seja, o suplemento surgiu numa fase difícil, apostando na retomada do campo, processo que teve início com o bom desempenho da última safra.

Agora, com a periodicidade semanal, o esforço é no sentido de consolidar a iniciativa do jornal numa área que vive altos e baixos, mas que tem um poder de recuperação muito peculiar, diferente de qualquer outra atividade econômica. A Expedição Caminhos do Campo, que inicia nesta edição a série de reportagens sobre a safra 2007/08, é outra ferramenta que contribui para tornar a Gazeta do Povo uma referência na exploração desse segmento. O trabalho estabelece um contato mais próximo e efetivo do jornal com seu público alvo e suas fontes de informação.

Em fevereiro de 2006, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) lançou a versão eletrônica do Caminhos do Campo. Produzido pela TV Cultura, emissora do grupo com sede em Maringá (Noroeste), o programa vai ao ar nas manhãs de domingo, para todo o estado.

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