A colheita brasileira de grãos começa a ser monitorada pela Expedição Safra Gazeta do Povo a partir da próxima semana. Técnicos e jornalistas voltam a campo dia 26, com viagem ao município de Canarana, em Mato Grosso. O trabalho vai mostrar um raio X do Brasil agrícola, num ano de destempero no clima e incertezas em relação ao potencial produtivo.

CARREGANDO :)

Serão percorridos, já nas primeiras semanas de viagens, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados responsáveis por 63% da produção nacional de grãos. Em seguida, as equipes visitarão produtores, consultorias, cooperativas, instituições de pesquisa de também de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

Depois do giro nacional, a Expedição percorrerá os campos de Argentina e do Paraguai e, em maio, visitará a China, para um trabalho de levantamento de dados técnicos-jornalíticos sobre mercado, logística e relações comerciais.

Publicidade

Dia de campo

A Expedição Safra 2011/12 já percorreu 12 estados brasileiros e os Estados Unidos no segundo semestre do ano passado para monitorar a fase plantio. A abertura da etapa colheita será dia 26 de janeiro, durante o Rally Ceagro/Expedição Safra previsto para Canarana (MT). Devem participar 70 pessoas entre profissionais do agribusiness e produtores rurais, que terão palestras e visitas a propriedades também de Água Boa e Nova Xavantina.

A Expedição Safra Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e na América do Norte (Estados Unidos). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. São discutidas as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Em 2011/12, a Expedição chega a sua sexta edição com a marca de mais de 500 propriedades visitadas em mais de 250 municípios, oito países de três continentes. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.