Discussões que indicam como ampliar a renda da agropecuária e apontam o caminho para se preservar o campo com financiamento público predominam nesta sexta-feira (18) na 40.ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). Mais do que isso, os assuntos se complementam, apesar de os organizadores não terem agendado debates sobre as implicações das mudanças no Código Florestal, aprovadas pelo Congresso Nacional e à espera de sanção presidencial. O evento começou dia 10 e segue até domingo, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
A receita para ampliação da renda apresentada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela cooperativa Cocamar é o consórcio da agricultura com a pecuária e o plantio de florestas. Os técnicos prometem demonstrar que o aproveitamento de pastagens degradadas -- no verão para a produção de grãos e no inverno para a engorda de gado -- pode dobrar o lucro de uma propriedade sem desmatamento. Esse sistema inclui o cultivo de árvores para madeira em áreas integradas e exige intensificação das atividades durante os 12 meses do ano.
Para colocar projetos que integram lavoura, pecuária e floresta em prática, os produtores podem acessar recursos do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), a juro de 5,5% ao ano. O vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, fará palestra sobre a aplicação das verbas, que estariam sobrando, às 17 horas.
As questões ambientais vão surgir ainda numa palestra do Instituto Emater, das 9 às 13 horas. Sob o tema "Ambiente produtivo e saudável", os extensionistas devem mostrar como reduzir as aplicações de agrotóxicos, com benefício para os rios e a própria saúde dos agricultores. O fórum sobre integração e as palestras do Banco do Brasil e do Emater devem reunir 600 pessoas ao todo, conforme a organização. Segundo a Sociedade Rural de Maringá, perto de 400 mil pessoas passaram pela Expoingá desde o dia 10. A entidade mantém a meta de movimentar R$ 250 milhões. Rodeios e shows sertanejos fazem parte da programação deste fim de semana.
Serviço: A programação completa da feira pode ser acessada em www.srm.org.br.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião