Esteio (RS)
Após as perdas provocadas pela estiagem que atingiu o estado na temporada passada - houve redução de 27% na produção em relação a safra 2010/11 segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) , a expectativa é de reativação dos negócios, com impulso da elevação dos preços das commodities e a previsão de clima bom para safra.
Os organizadores esperam que o faturamento ultrapasse os R$ 1,84 bilhão da edição 2011. Para que isso ocorra, além das máquinas agrícolas e animais, a Expointer, considerada a feira de agronegócio mais bem estruturada da América Latina, traz novidades, como a quadra de irrigação. O objetivo é utilizar o espaço para despertar no agricultor o interesse pelo sistema, já que a irrigação pode minimizar os efeitos das estiagens, comuns no Rio Grande do Sul.
"A feira é o local ideal para conhecer as novidades, principalmente de maquinário. É preciso aproveitar o bom momento da agricultura e investir para aumentar o faturamento", aponta o agricultor Olavo Gutterres, que esteve na feira em busca de tecnologias para o plantio de arroz. Ele planta o grão há dez anos, desde que assumiu a propriedade de 810 hectares do pai em Uruguaiana, Região Sudoeste do estado.
O otimismo também está entre os expositores. Luis Augusto Faria, que trouxe para a feira as ovelhas de sua cabanha, acredita que o local é ideal para fazer relacionamento e fechar bons negócios. "Quem quer ver tecnologia e animais vem para Expointer. Tem gente do país inteiro e até do exterior", conta. "Apesar do momento ruim do setor de carne, acredito que posso superar o número de negócios da edição passada."
ChuvaA chuva e o frio afastaram o público no primeiro final de semana da feira. A organização registrou pouco mais de 65 mil visitantes, número 30% menor em relação ao mesmo período da edição passada 95 mil. De acordo com o serviço de meteorologia do estado, o clima irá melhorar no meio da desta semana.
O número de negócios também foi pequeno nos dois primeiros dias. Cerca de R$ 3,8 milhões foram comercializados, entre máquinas e animais 4,5 mil já foram vendidos. A expectativa é que as cifras aumentem significativamente durante os próximos dias do evento.
O jornalista viajou a Esteio a convite da Gerdau, realizadora do prêmio Melhores da Terra.