O volume de granéis exportados pelo Porto de Paranaguá cresceu 40% nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste bimestre, 2 milhões de toneladas de soja, farelo de soja, trigo e açúcar passaram pelo terminal, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela Agência Estadual de Notícias (AEN), do governo estadual.

CARREGANDO :)

Considerando apenas a carga de soja, o volume exportado foi de 780 mil toneladas, quantidade quatro vezes maior que a do mesmo período de 2011. As exportações de farelo do grão, que também somaram 780 mil toneladas, representam um avanço de 50% em relação ao ano anterior.

O técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Eugênio Stefanelo aponta a coincidência na venda de safras diferentes como razão para o aumento das exportações. Na análise do técnico, feita à AEN, o agricultor paranaense antecipou a venda da safra com base nos preços de setembro, que eram altos. Com isso, os embarques na nova safra coincidiram com as exportações finais da temporada anterior.

Publicidade

Safra do Paraná

O Paraná responde por cerca de 50% da soja exportada por Paranaguá. Mesmo com a quebra na safra atual na casa de 23%, a expectativa é de que essa se torne a quarta melhor safra de grãos da história do estado.

A movimentação no Porto de Paranaguá vai depender, além do resultado da safra paranaense, da quantidade de grãos que virão do Mato Grosso, maior produtor de soja do país. Em média, o estado vizinho é responsável por 25% da soja exportada no terminal de Paranaguá. Para este ano está prevista uma alta de 8% na safra de soja mato-grossense.