Criado com o objetivo de ampliar a participação de produtos orgânicos brasileiros no mercado externo, o Projeto Organics Brasil terminou 2014 com uma receita recorde em exportações. O faturamento de US$ 136 milhões foi distribuído entre 60 empresas associadas, mobilizando cadeias de alimentos, cosméticos, serviços e têxtil. A ação é organizada pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Prestes a completar 10 anos em 2015, o projeto ainda tende a crescer, conforme os organizadores. Estima-se que em todo o mundo o negócio envolvendo produtos orgânicos movimente US$ 64 bilhões ao ano.
Para que o Brasil consiga explorar esse potencial, a aposta é participar de feiras internacionais ligadas ao tema, bem como executar ações que promovam o apoio e a capacitação de pessoas interessadas neste mercado, avalia o coordenador executivo do projeto, Ming Liu. “A cadeia produtiva interna vem se capacitando, com muitos investimentos e lançamentos de produtos, atendendo o mercado consumidor em busca de produtos mais saudáveis, seguros e sustentáveis”, afirma.
Otimismo
R$ 10 bilhões
é o potencial esperado para o mercado brasileiro de orgânicos brasileiro em 2020, conforme projeção dos organizadores do Projeto Organics Brasil. Atualmente o país exporta menos de 5% desse valor.
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