A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) fará a entrega dos prêmios aos vencedores do Programa do Empreendedor Rural (PER) na próxima sexta-feira (5), no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana da Curitiba.
Durante a abertura do evento, que deve reunir aproximadamente 4,5 mil produtores rurais paranaenses, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, que foi ministro das Comunicações no Governo Fernando Henrique Cardoso, fará uma análise da situação atual do Brasil.
A iniciativa criada no Paraná em 2003 já formou 21 mil produtores rurais, na parceria entre as duas entidades e o Sebrae-PR, além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). O objetivo é estimular o agricultor a atuar em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Neste ano foram 56 turmas com 1.058 participantes.
“O evento põe luz sobre uma coisa fundamental para o produtor, de hoje e o do futuro, que é a de estar preparado para enfrentar a dinâmica da agricultura, pois as coisas não iguais no dia a dia da atividade. Portanto, ele, como gestor do negócio, tem de perceber isso”, diz Humberto Malucelli Neto, superintendente do Senar-PR.
Os participantes do programa são estimulados a apresentar trabalhos em que descrevem as mudanças ocorridas e os resultados obtidos em suas atividades no campo.
Neste ano, foram inscritos 96 trabalhos. Uma banca de técnicos das entidades envolvidas, com professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), selecionaram os dez que disputarão a etapa estadual. Os vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira.
Deixe sua opinião