Uma família de Bituruna, Centro-Sul do Paraná, colheu uma raiz de mandioca com cerca de 30 quilos. Com dimensões de aproximadamente um metro de comprimento e 30 centímetros de diâmetro, o alimento atraiu os olhares dos curiosos e virou até peça de exposição na sede da Emater da cidade. Uma raiz comum com casca vendida no supermercado costuma pesar em média um quilo.
A auxiliar de produção Viviane Castilho é uma das integrantes da família que ajudou na retirada da mandioca da terra. Ela, o pai dela e um tio (dono do terreno onde foi encontrada a raiz) passaram o sábado entre enxadas, enxadões, pás e cortadeiras para conseguir arrancar a planta do chão.
Vivane relata que o pé tem cerca de três anos, e ela não sabe precisar de onde veio a muda que deu origem à planta. “Eu acho que o pé deve ter produzido mais de 120 quilos, porque conseguimos tirar apenas uma raiz de um total de umas quatro que tem lá”, conta Viviane.
Já no caminho entre o terreno do tio e a casa dela, ela diz que todo mundo ficou impressionado com o tamanho da raiz. “Levamos em várias lojas e todos ficaram muito surpresos, fotografando e pedindo de onde tinha vindo a mandioca”, diz.
Produto de exposição
Depois de passear pela cidade, a mandioca de mais de 30 quilos foi exposta na Emater. O técnico-agrícola Ademir Vitório Peroni diz que o peso da raiz para ele é inédito. “Eu já tinha visto raízes aqui na região de até quatro metros de comprimento, mas com esse peso é a primeira vez. Quem vem aqui na Emater e enxerga a raiz fica curioso para saber como é possível que isso tenha acontecido”. relata.
Peroni diz que ainda não tem como repassar detalhes sobre como a mandioca cresceu tanto, pois irá no terreno durante a tarde desta sexta-feira (3) para averiguar a situação.
Deixe sua opinião