A consultoria FCStone elevou nesta quarta-feira (5) em 770 mil toneladas sua estimativa da produção brasileira de milho de 2014/15. O volume equivale a 13 navios de 60 mil toneladas carregados. Com isso, em duas safras (verão e inverno), o país alcança 84 milhões de toneladas, volume 7,5% acima dos 78,1 milhões que foram colhidos na temporada anterior, considera a empresa.
Acima também da previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (81,8 milhões t). A expansão anual (7,5%) é determinada por produtividade além da prevista para as lavouras de inverno, que estão em fase de colheita, diz a consultoria.
Exportação3,8 milhões de toneladasde milho terão de ser exportadas por mês no próximo semestre para que o país atinja embarque de 26 milhões de toneladas nesta temporada. Mesmo assim, estoques sobem cerca de 15% a 14,3 milhões de t, aponta FCStone.
O país colhe 53,2 milhões de toneladas só no inverno, volume 72% maior que os 31 milhões registrados na colheita do verão, quando o cereal compete por área com a soja, segundo a projeção privada. O incremento nos números referentes à estação fria “decorreu de uma revisão na área plantada e um leve aumento da produtividade”, explicou Ana Luiza Lodi, analista da FCStone. Ou seja, o país plantou mais e está colhendo volume maior do que previa, considera. Em consequência, a exportação pode atingir 26 milhões de toneladas, volume próximo do recorde de 2012/13.