Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Ferrugem ataca soja no PR. Técnicos aconselham prevenção

Doença causada por fungo pode provocar quebra de um terço da colheita caso não seja controlada preventivamente. | Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo
Doença causada por fungo pode provocar quebra de um terço da colheita caso não seja controlada preventivamente. (Foto: Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo)

A ferrugem asiática soma 37 casos no Paraná e faz do estado uma zona de risco elevado neste momento, aponta o Sistema de Alerta coordenado pela Embrapa Soja. O Instituto Emater, por sua vez, acaba de lançar alerta e aconselhar aplicação de fungicida no entorno de cinco municípios do centro-norte paranaense.

Três em cada quatro ocorrências registradas no Paraná são dos Campos Gerais ou do Norte Pioneiro, mas há casos também em Toledo (1) e Cascavel (2), no Oeste, conforme a Embrapa. Ponta Grossa (Campos Gerais) registrou ferrugem em oito lavouras comerciais.

O alerta para aplicação de fungicida vale para a região de Maringá, que tinha poucas ocorrências. Os técnicos informam ter encontrado "uredosporos viáves da doença nos equipamentos instalados nos municípios de Jussara, Paiçandú, Maringá, Sarandi e Marialva". As análises foram realizadas nesta quinta-feira, no laboratório de Floresta, próximo a Maringá.

Além do Paraná, a ferrugem já atingiu lavouras de Mato Grosso (25), Rio Grande do Sul (21), São Paulo (14), Goiás (8), Mato Grosso do Sul (7), Santa Catarina (5) e Minas Gerais (1).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.