Praticamente encerrada no Centro-Sul e no Centro-Oeste, a colheita da soja caminha para a reta final nas extremidades sul e nordeste do país. O Piauí e o Rio Grande do Sul, por exemplo, estão nos 10% finais da retirada da produção do campo. E têm a missão de confirmar se o país atingirá ou não recorde de 94 milhões de toneladas. No Sul do Piauí, a comunidade de Nova Santa Rosa encerra simbolicamente as atividades com a Festa da Soja 2015, de quinta-feira a sábado desta semana.
É a oitava edição do evento, que há quatro anos ganhou uma exposição de máquinas. Como parte da programação técnica, a Expedição Safra Gazeta do Povo apresenta as perspectivas da produção brasileira de grãos para 2015/16, a partir de uma análise de 2014/15 e do potencial da própria região. O coordenador do projeto, Giovani Ferreira, comparece à comunidade, ícone da expansão da agricultura brasileira.
Boa parte das cerca de 100 famílias de Nova Santa Rosa tem origem em Santa Rosa (RS), Berço Nacional da Soja. Eles ajudam a ampliar as lavouras do Piauí e do Centro-Norte em ritmo acelerado.
De acordo com a Expedição Safra, apenas no cultivo de soja, o estado cresceu 190% em área cultivada na última década, diante de uma variação média de 97% da região que abrange Maranhão, Tocantins e Bahia. A produção, por sua vez, subiu 241%, ante 137% na média do chamado Matopiba. O bloco cultiva 4,8 milhões de hectares e pode chegar a 10 milhões, aponta o projeto técnico-jornalístico.
Em 10 anos, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para cerca de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1.ª e 2.ª safras saltou de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.
Obras de infraestrutura, com asfalto, ferrovia e terminais de embarque marítimo, melhoram as condições de escoamento e consolidam a agricultura no Matopiba, avalia o produtor Wilson Marcolin, um dos pioneiros de Nova Santa Rosa.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião