A crise no governo dos Estados Unidos, que suspendeu os serviços do Departamento de Agricultura (Usda), deixa o mercado das commodities agrícolas sem dados oficiais sobre o que ocorre nas lavouras do país em plena colheita por pelo menos três semanas. A retomada dos serviços foi confirmada ontem pelo Usda, mas novos relatórios ainda precisam ser elaborados.

CARREGANDO :)

O relatório de oferta e demanda que deveria ter saído em 11 de outubro foi cancelado e um novo documento sai em 8 de novembro. O progresso da safra teve os relatórios dos dias 7 e 15 de outubro cancelados. O próximo, agendado para o dia 21, ainda não foi confirmado. O Usda está retomando a coleta de dados, suspensa nas últimas semanas. Depois disso, avaliará a possibilidade de seguir sua programação.

Nas últimas duas semanas, o clima ajudou e a colheita avançou rapidamente nos Estados Unidos. Segundo as consultorias privadas, progrediu cerca de 30 pontos porcentuais. O relatório de 30 de setembro apontava que a colheita do milho estava em 12%, atrás da média de 23% observada entre 2008 e 2012. E metade das lavouras eram ruins ou muito ruins. A soja, por sua vez, estava 11% colhida e com 33% das plantações ruins ou até piores. O atraso era de 9 pontos ante os últimos cinco anos.

Publicidade

Chuva

2 a 3 dias com chuvas devem ocorrer nas principais regiões agrícolas dos EUA na próxima semana. A umidade interrompe a colheita, que está perto da metade.