O primeiro semestre de 2010 foi o melhor dos últimos quatro anos para as exportações da avicultura paranaense. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), o estado embarcou 477,29 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e junho de 2010, volume 1% superior aos primeiros seis meses de 2009. O faturamento do setor com as vendas avançou 14,25% no período e superou a marca de US$ 780 milhões.
"Estamos ampliando nossa participação no mercado internacional e nos fortalecendo como principal mercado produtor de frangos no país", afirma o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, lembrando que as vendas externas paranaenses são concentradas em 120 países, em especial no Oriente Médio e Ásia.
A produção de aves também manteve o crescimento no Paraná. O estado abateu no primeiro semestre do ano 646,8 milhões de cabeças de frango, cerca de 9% a mais do que em 2009. De acordo com Martins, a tendência para os próximos anos é que o setor cresça ainda mais. "A avicultura vai ter cinco ou seis anos de crescimento muito acima do PIB. Todo crescimento que se der sobre o consumo de frango no cenário internacional será buscado, em termos de produção, no Brasil, pois nenhum outro país tem espaço territorial para ampliar produção como o nosso", avalia.