As previsões meteorológicas do Simepar para o inverno deixam a agricultura de sobreaviso sobre a ocorrência de geadas fortes e alternância de períodos secos e chuvosos. A estação fria, que começou dia 21 de junho e segue até 23 de setembro, será influenciada pelo fenômeno La Niña, provocado pelo resfriamento das águas do Pacífico. No Sul do Brasil, a conseqüência mais direta será a inconstância. Segundo o Simepar, haverá chuvas próximas e pouco abaixo das médias históricas, mas áreas menos privilegiadas podem enfrentar estiagens, principalmente em julho e agosto, os meses mais secos do ano.
As previsões para o outono se concretizaram com mais chuvas que em 2006. O problema das precipitações mal-distribuídas deve se intensificar, prevê o instituto paranaense.
Em relação à temperatura, a previsão é de que fique próxima e pouco acima da média histórica. "Esperam-se períodos com entradas de massas de ar frio e queda de temperatura intercalados com períodos de temperaturas relativamente mais altas", divulga o Simepar.
Mais informações: www.simepar.br.