Os 100 anos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão comemorados com distribuição de 5 mil mudas de pinheiro. O presente pode ser de até 15 mudas por pessoa que comparecer ao Setor de Agrárias, em Curitiba (R. dos Funcionários, 1.540).
O aniversário foi dia 23 de novembro e a distribuição de araucárias será nesta quinta-feira, dia 17, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Aos 100 anos, Agronomia da UFPR se torna mais disputado
Agronomia tem um programa que pesquisa os segredos da araucária, árvore símbolo do Paraná. Todo o manejo vem sendo detalhado, o que ajuda a preservar a espécie, hoje considerada uma árvore frutífera, com plantio viável para produção de pinhão, afirma o professor Flávio Zanette.
Além da distribuição de até 15 mudas de pinheiro gratuitas, patrocinadas pela corretora de seguros Ecoverde, o Setor de Agrárias está inscrevendo os interessados em receber número maior de plantas. O custo é de apenas R$ 1 por planta além desse número.
Os incritos podem se candidatar também às mudas de um pinheiro de Caçador (SC) considerado superprodutivo. No ano passado, a árvore deu 675 pinhas (cada pinha rende perto de um quilo de pinhão). Essas mudas custam R$ 5.
As mudas têm cerca de quatro meses. Devem ser plantadas em solo preparado e ganham porte em dois ou três anos. Um pinheiro produz pinhão pelo menos até os 70 anos e pode durar mais de um século.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião