Até 15 plantas por pessoa serão gratuitas. Quem quiser mais precisa se cadastrar.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os 100 anos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão comemorados com distribuição de 5 mil mudas de pinheiro. O presente pode ser de até 15 mudas por pessoa que comparecer ao Setor de Agrárias, em Curitiba (R. dos Funcionários, 1.540).

CARREGANDO :)
O pesquisador Flávio Zanette com araucária adulta. Árvore vem sendo pesquisada há décadas na UFPR.  

O aniversário foi dia 23 de novembro e a distribuição de araucárias será nesta quinta-feira, dia 17, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Publicidade

Aos 100 anos, Agronomia da UFPR se torna mais disputado

Agronomia tem um programa que pesquisa os segredos da araucária, árvore símbolo do Paraná. Todo o manejo vem sendo detalhado, o que ajuda a preservar a espécie, hoje considerada uma árvore frutífera, com plantio viável para produção de pinhão, afirma o professor Flávio Zanette.

Além da distribuição de até 15 mudas de pinheiro gratuitas, patrocinadas pela corretora de seguros Ecoverde, o Setor de Agrárias está inscrevendo os interessados em receber número maior de plantas. O custo é de apenas R$ 1 por planta além desse número.

Os incritos podem se candidatar também às mudas de um pinheiro de Caçador (SC) considerado superprodutivo. No ano passado, a árvore deu 675 pinhas (cada pinha rende perto de um quilo de pinhão). Essas mudas custam R$ 5.

Publicidade

As mudas têm cerca de quatro meses. Devem ser plantadas em solo preparado e ganham porte em dois ou três anos. Um pinheiro produz pinhão pelo menos até os 70 anos e pode durar mais de um século.