A Gazeta do Povo iniciou ontem mais um trabalho de levantamento da produção agrícola do estado. O jornal consolida uma experiência piloto, lançada no ano passado com o projeto Rumos da Safra, que passa a se chamar Expedição Caminhos do Campo. A nova denominação atende a uma política de fortalecimento da marca Caminhos do Campo, o produto editorial de agronegócio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
Na prática, a sondagem é realizada em dois momentos: no início e no final da colheita. Na primeira etapa, o objetivo é antecipar as tendências da atual safra (área, produtividade, clima e mercado). Na fase seguinte, a equipe volta a campo para avaliar o desempenho da produção e verificar se as tendências antecipadas foram confirmadas.
A Expedição também fará uma incursão ao Cerrado, em cinco cinco estados: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, mais o Distrito Federal. O roteiro no Paraná é cumprido nas duas etapas da Expedição, enquanto o Cerrado é contemplado apenas no final da safra. A pretensão estatística do projeto é limitada ao Paraná. O propósito fora do estado é buscar um contraponto em outra fronteira agrícola. Na edição piloto, a equipa passou pelo Mato Grosso, no Centro-Oeste. A cada edição o projeto visita uma região diferente, até cobrir todo o Brasil.
Publicações
A sondagem técnico-jornalística será traduzida numa série de quatro reportagens especiais, publicadas sempre às terças-feiras, a partir do 25 de setembro, no caderno Caminhos do Campo. Na primeira fase, a equipe vai percorrer todas as regiões produtoras do estado, de Norte a Sul, Leste a Oeste.
A metodologia prevê encontros com grupos de produtores, técnicos e lideranças do setor. Serão visitadas propriedades e coletadas informações em dezenas de municípios. A amostragem será potencializada com os números das cooperativas agropecuárias, que representam mais de 100 mil produtores.
Este ano o levantamento também incorpora a discussão sobre o biodiesel, que tem seu marco legal instituído no país em 2008. A partir do próximo ano, todo o diesel consumido no Brasil terá adição de 2% do combustível vegetal.
Na safra 2006/07, foram percorridos 15 mil quilômetros e a amostragem contemplou 2,5 milhões de hectares.
Serviço: Para acompanhar o trabalho da equipe acesse www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo ou as páginas diárias da Gazeta do Povo.
Deixe sua opinião