O Show Rural Coopavel será palco do lançamento da edição 2013 do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, promovido pela Gazeta do Povo. Amanhã, dois analistas serão convidados para colocar em debate o tema “No clima e no mercado as oportunidades da safra 2012/13”. Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comanda a palestra “O mercado de olho no clima”. Já apresentação “O clima que faz o mercado”, fica por conta do analista Vinícius Xavier, da consultoria FCStone.
Xavier destaca que, a partir de avaliações da atual safra na América do Sul e nos Estados Unidos, é possível dicutir o que está por vir no ciclo 2013/14. “[Na palestra] serão traçadas perspectivas, tentando avaliar o que pode afetar o mercado interno brasileiro”, resume. Ele explica que hoje a questão climática tem influenciado as cotações nos mercados futuros devido à incerteza quanto às condições das lavouras sul-americanas. “Além disso, há o problema dos estoques apertados nos Estados Unidos, o que deve manter os preços[da Bolsa] de Chicago em níveis elevados no curto prazo”, avalia.
Além de fazer um panorama sobre o clima na safra passada, Lazinski irá apresentar as tendências para o decorrer do ano. No caso da Argentina, por exemplo, a perspectiva é de que a indefinição continue. “A chuva deve continuar irregular, pelo menos no mês de fevereiro”, diz. Ele salienta que o clima hoje é praticamente o único fator que não pode ser controlado pelo agricultor, o que reforça a necessidade de informações para garantir um bom desempenho da lavoura.
As palestras vão ser realizadas em duas sessões, de manhã (10 horas) e de tarde (14h30), no auditório do estande do Sistema Ocepar/Coodetec. O ciclo é realizado em parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep).
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode