O governo estadual confirmou nesta segunda-feira a nomeação dos 169 técnicos que vão reforçar o quadro da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). A contratação ocorre dois anos depois do anúncio oficial do concurso, feita em março de 2013, e faz parte das estratégias para incrementar a defesa sanitária do Paraná.
VEJA A LISTA DOS NOMEADOS PARA O CONCURSO DA ADAPARAo todo serão nomeados 61 médicos veterinários, 32 agrônomos e 76 técnicos de manejo e meio ambiente para exercer as funções de Fiscal de Defesa Agropecuária e Assistente de Fiscalização Agropecuária. A contratação havia sido confirmada pelo governador Beto Richa no dia 07 de maio, mas o decreto de nomeação só saiu agora.
Com os novos profissionais a Adapar espera reforçar os argumentos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para obter as certificações como área livre de febre aftosa e peste suína clássica.
Longa esperaHá dois anos, em março de 2013 o governo estadual anunciou em uma solenidade oficial que realizaria um concurso para reforçar os quadros da Adapar e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A intenção era abrir 1246 novas vagas e aplicar as provas ainda naquele ano, para garantir a nomeação dos profissionais antes do período de restrição imposto pelas eleições de 2014.
Houve atraso no cronograma inicial e o concurso ocorreu no dia 15 de julho de 2014, com apenas 600 vagas em aberto (400 para a Emater e 200 para a Adapar).
Após as provas a Adapar convocou, entre agosto e outubro de 2014, um grupo de 197 aprovados em concurso para apresentação física e de exames médicos. Desses, 169 se apresentaram e foram considerados aptos a assumirem os cargos. Desde então há expectativa sobre a nomeação dos técnicos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião