• Carregando...
Beto Richa confirmou nomeação de técnicos da Adapar nesta segunda-feira (02). | Divulgaa§a£o / Aen
Beto Richa confirmou nomeação de técnicos da Adapar nesta segunda-feira (02).| Foto: Divulgaa§a£o / Aen

O governo estadual confirmou nesta segunda-feira a nomeação dos 169 técnicos que vão reforçar o quadro da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). A contratação ocorre dois anos depois do anúncio oficial do concurso, feita em março de 2013, e faz parte das estratégias para incrementar a defesa sanitária do Paraná.

VEJA A LISTA DOS NOMEADOS PARA O CONCURSO DA ADAPARAo todo serão nomeados 61 médicos veterinários, 32 agrônomos e 76 técnicos de manejo e meio ambiente para exercer as funções de Fiscal de Defesa Agropecuária e Assistente de Fiscalização Agropecuária. A contratação havia sido confirmada pelo governador Beto Richa no dia 07 de maio, mas o decreto de nomeação só saiu agora.

Com os novos profissionais a Adapar espera reforçar os argumentos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para obter as certificações como área livre de febre aftosa e peste suína clássica.

Longa esperaHá dois anos, em março de 2013 o governo estadual anunciou em uma solenidade oficial que realizaria um concurso para reforçar os quadros da Adapar e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A intenção era abrir 1246 novas vagas e aplicar as provas ainda naquele ano, para garantir a nomeação dos profissionais antes do período de restrição imposto pelas eleições de 2014.

Houve atraso no cronograma inicial e o concurso ocorreu no dia 15 de julho de 2014, com apenas 600 vagas em aberto (400 para a Emater e 200 para a Adapar).

Após as provas a Adapar convocou, entre agosto e outubro de 2014, um grupo de 197 aprovados em concurso para apresentação física e de exames médicos. Desses, 169 se apresentaram e foram considerados aptos a assumirem os cargos. Desde então há expectativa sobre a nomeação dos técnicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]