| Foto:

Engenheiro Beltrão - Agricultores que tiveram prejuízos por conta da estiagem nos meses de novembro e dezembro do ano passado, durante a safra de verão, começam a se preocupar com a falta de chuva na região e a fazer cálculos de possíveis perdas na lavoura de milho safrinha. A última precipitação, de 10 milímetros, aconteceu no dia 28 março quando a região já sofria com uma estiagem de 18 dias. "A chuva boa para a agricultura aconteceu no dia 10 de março quando choveu 45 milímetros", lembra o agricultor Valcir Alves. Ele plantou milho sobre milho em 270 hectares com a expectativa de colher uma média de 5 mil quilos por hectare. "Mas, pelos dados da meteorologia acredito que vamos ter prejuízos de novo", diz Alves que na safra passada fechou média de colheita de 2,2 mil quilos de soja por hectare e 7,2 mil quilos de milho. "A expectativa era colher 3,2 mil quilos de soja e 9,9 mil quilos de milho, mas por causa da estiagem, os resultados despencaram", lamenta. Alves conta que para ter bons resultados com investiu pesado na adubação. Ele lembra que caso a adubação tivesse sido baixa, as perdas com seca já seriam maiores. "Mesmo com uma boa adubação acredito que já terei um prejuízo de 10% na lavoura do safrinha. Se a estiagem continuar nos próximos 15 dias, a situação vai agravar ainda mais", acredita Alves, que está surpreso com estiagem nesse período do ano. "Não é normal essa falta de chuva".

CARREGANDO :)

O agricultor Marcelo Riva acredita que já perdeu 40% dos 85 hectares da lavoura de feijão que plantou na propriedade no município de Araruna. "Já tive prejuízos de 100% na safra de verão e esperava amenizar as dívidas com o feijão de inverno, mas não tem como ser otimista com um clima desses", lamenta.

Já o agricultor Mauro Javarte pretende vender parte de uma propriedade para pagar dívidas por conta da baixa produção na safra passada. Ele plantou 48 hectares de soja em Engenheiro Beltrão, mas por causa da seca colheu uma média de 1,7 mil quilos por hectare. A produção de milho ficou em 6,2 mil quilos. "Esperava uma recuperação com o milho safrinha, mas pelo visto vai ser prejuízos novamente", diz. Javarte acredita que já perdeu cerca de 5% da lavoura com a estiagem. "Não chove há 30 dias. Se não cair de 30 a 40 milímetros de chuva nessa semana, não sei o que vou fazer com a lavoura."

Publicidade