Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

IBGE indica queda nos abates de frango e boi no segundo trimestre

O Brasil terminou o segundo semestre de 2014 com queda na oferta de carne de frango e boi. Dados da pesquisa trimestral do abate atualizados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam retração de 2,7% nos abates da avicultura e de 0,2% para a bovinocultura em relação aos três meses anteriores.

No caso da carne de bovina foram abatidas 8,5 milhões de cabeças. A avaliação dos especialistas é de que isso reflete uma redução na oferta de animais disponíveis. O plantel, por sua vez, está menor devido a problemas nas pastagens, em virtude do clima quente e seco predominante entre o fim de 2013 ao início de 2014. A queda ocorre em um momento de otimismo quanto as exportações da proteína, associado a preços favoráveis para a arroba no campo.

Para a carne de frango os dados do IBGE sinalizam queda pelo terceiro trimestre consecutivo. Os abates somam 1,379 bilhão de cabeças, índice 1,2% menor em relação ao trimestre imediatamente anterior. Mesmo com queda na oferta nacional, os três estados do Sul do país conseguiram ampliar a participação no agregado brasileiro, passando de 60,7% para 61,7% do total processado nos frigoríficos.

Liderança absoluta

394 milhões de cabeças de frango foram abatidas no Paraná no segundo trimestre de 2014, consolidando a liderança do estado no processamento da proteína.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.