Líder de vendas de tratores do Brasil - apenas em 2017 foram 11 mil unidades -, a John Deere celebrou nesta semana (14/03) o centenário de seu primeiro trator. O Waterloo Boy (foto) inaugurou para a companhia a saga tecnológica de mecanizar as atividades da lavoura.
No dia 14 de março de 1918, a John Deere comprou a empresa Waterloo Gasoline Engine, nos Estados Unidos. Foi o primeiro trator do grupo, mas não exatamente o primeiro produto da empresa.
Histórico
Antes do lançamento, a empresa já existia há 70 anos, desde 1837. O primeiro produto saiu de Grand Detour (Illinois), onde o ferreiro que deu o nome à empresa, John Deere, projetou e vendeu dez arados para solos arenosos. Dez anos depois, ele já era dono de uma fábrica na região.
A evolução do grupo, contudo, aconteceria nas duas primeiras décadas do século 20. O terceiro presidente da companhia, William Butterworth, fez uma série de aquisições e passou a observar de perto uma tecnologia emergente: a dos tratores.
Desde então, esse equipamento foi evoluindo. John Deere e concorrentes fizeram dele um trabalho não apenas de agricultores e ferreiros, mas também de engenheiros, designers, agricultores e tantos outros participantes.
O caos se instalou, Lula finge não ser culpado e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; acompanhe o Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná