O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) atualizou as previsões para a safra global de grãos em 2014/15. Relatório divulgado ontem pela entidade indica que a soja deve consolidar expansão na oferta em relação à safra passada, enquanto milho e trigo terão queda na produção.

CARREGANDO :)

A oferta mundial de soja deve totalizar 300 milhões de toneladas, salto de 6% em relação à 2013/14. O índice garante um recorde histórico de produção, e deve ser puxado por aumento de área no Brasil e nos Estados Unidos. Os estoques finais da oleaginosa devem somar 35 milhões de toneladas. No caso do milho a colheita deve totalizar 963 milhões de toneladas, marca 0,9% inferior a do último ciclo. A previsão é 8 milhões de toneladas maior do que a divulgada no relatório anterior, em maio, e foi ampliada graças à revisão para cima na estimativa para a safra da China, que será de 220 milhões de toneladas.

O IGC aponta que a estimativa para a produção de trigo é a mais incerta, já que o fenômeno climático El Niño pode afetar o resultado final das lavouras. A expectativa inicial é de uma safra de 699 milhões de toneladas, 5% menos do que em 2013/14.

Publicidade

Troca global

111 milhões de toneladas de soja, ou mais de um terço da produção global, deverão ser negociados em transações internacionais, aponta o IGC.