Produção e consumo mundial de trigo devem ser de 700 milhões de toneladas em 2014/15, apontou ontem o Conselho Internacional de Grãos (IGC na sigla em inglês). A notícia favorece os produtores brasileiros, que estão ampliando o plantio motivados pelos preços. O Paraná acaba de confirmar que a área semeada será ampliada em 20% na comparação com o ano passado, para 1,2 milhão de hectares.

CARREGANDO :)

Apesar de a produção mundial ter sido reajustada para cima pelo IGC (com acréscimo de 4 milhões de toneladas), o volume ainda é 9 milhões de toneladas menor que o do ano passado, quando foram colhidas 709 milhões de toneladas de trigo em todo o mundo. O Brasil consome perto de 12 milhões e tende a produzir cerca de 7 milhões de toneladas – com lavouras concentradas no Sul, região onde a oferta vai além da demanda.

A dependência nacional de fornecimento externo amplia a influência das cotações internacionais na renda da triticultura sulista, que espera cotações entre R$ 35 e R$ 45 a saca de (60 kg).

Publicidade

Coadjuvante

1,7% do consumo mundial de trigo ocorre no Brasil. O país produz ainda menos, 1% do total, tornando-se um tomador de preços. Produção está crescendo num momento de empate na oferta e na demanda global.