O indicador nacional da Expedição Safra Gazeta do Povo sobre a produção de soja e milho no ciclo 2010/11 sai na próxima terça-feira, com os números de cada região produtora. Os dados serão divulgados na edição impressa do Caminhos do Campo e na internet (www.gazetadopovo.com.br/caminhosdocampo). A equipe técnica que acompanha e dá apoio ao trabalho dos jornalistas envolvidos no projeto está analisando as informações colhidas no campo durante cinco semanas de viagens.
A tendência de aumento na área da soja e de redução na do milho foi confirmada para Mato Grosso, Paraná e para a região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia MaToPiBa. Falta avaliar a situação de seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
O indicador nacional vai considerar a área plantada de cada região, o investimento em tecnologia, as condições climáticas e fatores como proporção de áreas novas, onde a produtividade tende a ser menor do que em regiões consolidadas. Os dados serão comparados aos da safra anterior, consolidando o indicador como uma referência da produção nacional de grãos.