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Ao lado de parceiros que representam o produtor rural e outros elos da cadeia produtiva, a Gazeta do Povo/Caminhos do Campo inicia um novo levantamento da safra agrícola. A intenção é apurar números sobre a área cultivada, estimativa de produção e tendências de clima e preço das principais commodities agrícolas.

O projeto, no entanto, vai muito além de números e previsões. A Expedição Caminhos do Campo, que percorrerá todo o Paraná e parte do Cerrado brasileiro, congrega empresas e entidades do agronegócio com um objetivo em comum: gerar informações que possam ser úteis na tomada de decisões e no gerenciamento do negócio agrícola.

Ao estabelecer esta sinergia, técnicos do setor e profissionais da comunicação criam uma nova ferramenta de sondagem da safra agrícola. O levantamento técnico-jornalístico proposto pela Gazeta do Povo institui um formato inédito, prático e inovador, com o envolvimento direto da cadeia produtiva. A principal fonte de informação está na base do processo: o produtor rural.

A Expedição também amplia o debate sobre um segmento que tem participação fundamental na economia do estado e do país, com praticamente 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB). Produzir grãos ou carnes virou um negócio internacional e transformou o Brasil num fornecedor mundial. A cada safra, fica mais fácil justificar o título de celeiro do mundo.

Estamos falando, porém, de uma realidade desconhecida de muitos brasileiros. Até porque, a mídia nunca explorou com propriedade esse assunto, apesar de estar diretamente ligado ao desempenho econômico não apenas do campo, como das cidades. É no ambiente urbano que o desempenho da produção agropecuária tem seus reflexos mais abrangentes. Indústria, comércio e prestação de serviços, em especial nos estados onde predomina a produção agrícola, estão atrelados ao agronegócio.

E tornar comum essa discussão está entre os objetivos complementares do projeto. A sondagem vai atrás de estatísticas, mas a série de reportagens sobre a Expedição Caminhos do Caminhos, que será publicada neste suplemento, estabelece um canal de comunicação e interação entre a população urbana e rural. Vamos trazer informações de interesse do homem do campo e mostrar que essa realidade está presente no dia-a-dia das cidades, muito mais do que você pode imaginar.

O Editor

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