• Carregando...

O grande vencedor deste ano do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que será entregue amanhã, em Sapucaia do Sul (RS), foi um equipamento que facilita a abertura e manutenção de canaviais, o Planner 710, da catarinense GTS. A comissão julgadora considera a utilidade do lançamento diante da expansão da cana, disse o coordenador do concurso, Luiz Fernando Coelho.

O Planner foi ouro na categoria Destaque, que premia as máquinas e equipamentos há mais de um ano no mercado. A prata o trator 1155 Super Estreito, da Agritech Lavrale, também útil para ampliação das lavouras de cana em áreas acidentadas, e a colhedora de forragens Pecus-9004 Super, da Nogueira, ambas indústrias de São Paulo. O prêmio especial desta categoria foi para o dosador de fertilizantes Auto-Lub AP, da gaúcha Agromac.

Na categoria Novidade, que premia os lançamentos apresentados na Expointer (veja agenda na página 2), o primeiro lugar foi para a máquina de limpeza de grãos SCS, da Kepler Weber (gaúcha). No troféu prata, outra máquina da cana: o cultivador CS, produzido pela Semeato (gaúcha). "As lavouras de cana crescem 10% ao ano e, na falta de mão de obra, as máquinas inovadoras se tornaram imprescindíveis", disse o jurado da Universidade de São Paulo José Molin. Recebeu troféu prata como novidade também a semeadora PST4 Flex Suprema EE, da Marchesan (paulista), que usa um sistema eletrônico de dosagem. O prêmio especial foi para o sistema de rastreamento animal da Planejar (gaúcha), do Rio Grande do Sul, alimentado por celular.

A categoria que premia pessoas, Pesquisa e Desenvolvimento, selecionou como inventor Afonso Inácio Lunkes, de Cerro Largo (RS). Ele criou um debulhador que descasca 500 quilos de amendoim/dia. O prêmio Profissional ficou com o gaúcho Antônio Carlos Valdiero, autor de um trabalho sobre mecanização da colheita de plantas aromáticas e medicinais. O prêmio Estudante é do Paraná. Franciele Aní Caovillar Follador, de Francisco Beltrão (PR), venceu com uma pesquisa de doutorado sobre a qualidade da água do Rio Mandurim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]