O Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro-SP), localizado em Campinas, foi oficialmente reconhecido como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária (gripe aviária) e doença de Newcastle. O anúncio foi feito em Paris durante a Assembleia de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
“Com esta decisão, todos os diagnósticos feitos pelo laboratório terão validade mundial, o que vai dispensar o envio de amostras para outros países”, diz o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques.
Até hoje, não havia nenhum laboratório de referência para as duas doenças na América Latina. A partir de agora, todos países latinos passam a contar com um centro de referência mais próximo.
“Esse reconhecimento foi feito por 180 países e representa a competência máxima para diagnóstico das duas enfermidades, que são altamente impactantes no comércio nacional e internacional de aves, seus produtos, subprodutos e material genético”, afirma Marques.
O Lanagro de São Paulo faz parte da rede de laboratórios do Mapa. Nos últimos anos, o governo federal investiu cerca de R$ 4 milhões por ano para manutenção de atividades da unidade. Em 2006, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos para implantação do laboratório de biologia molecular.
O Brasil é considerado livre de gripe aviária. Tanto esta enfermidade quanto a doença de Newcastle são de notificação obrigatória.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar