Resistente a uma das principais pragas da agricultura brasileira, o milho Bt chega aos campos do país com a promessa de cortar custos e facilitar o manejo da lavoura. Para combater a lagarta-do-cartucho na Fazenda Graciosa, em Peabiru (Noroeste), Roberto Luiz Stefanuto faz entre três e quatro aplicações de inseticida por safra. Atraído pela promessa de gastos menores e manejo facilitado, resolveu experimentar a tecnologia GM. Como não encontrou híbridos adaptados, reservou apenas 10 hectares às sementes modificadas, 3% dos 300 hectares cultivados com milho neste verão. Na lavoura convencional, aprimorou a tecnologia aplicada: aumentou os nutrientes, ampliou o espaçamento e melhorou o stand (plantas/hectare). A expectativa é colher uma média de 12 mil quilos por hectare, 18% mais que no ano passado, conta o gerente da fazenda, Amarildo Aparecido Coradini.
Ilsioni Francisco Cherubini, de Medianeira (Noroeste), que cultivou campos experimentais de milho Bt na última safrinha, se diz satisfeito com os resultados. Neste ciclo de verão, não plantou o cereal geneticamente modificado porque as sementes encomendadas não chegaram a tempo, mas pretende fazer uma safrinha 100% GM no início do ano que vem.
Ainda na Região Noroeste do estado, Pedro Jacob Lakus, de Foz do Iguaçu, e Gabriel Jort, de Campo Mourão, afirmam que querem experimentar a tecnologia na safra de inverno. Jort, que não plantou milho transgênico no verão porque não encontrou sementes, diz que costuma fazer entre duas a seis aplicações de inseticida na safrinha. Neste ano, na lavoura com pouco mais de um mês, já fez quatro aplicações e diz que ainda vai precisar de pelo menos mais uma para controlar a lagarta-do-cartucho. Em cada aplicação gasta em média R$ 16,70 por hectare apenas para adquirir o produto.
Nelson Paludo, produtor em Toledo (Sudoeste) e presidente do sindicato rural do município, conta que fez reserva de semente GM para este verão, mas como entrega atrasou, acabou semeando 67,5 hectares com o cereal convencional. "Mas na safrinha, se não for Bt não planto mais milho", assegura.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo