Os triticultores paranaenses terão a oportunidade de vender uma parcela de suas colheitas na próxima semana. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou um leilão na modalidade Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para a próxima quinta-feira (dia 29).
A comercialização ocorre após uma solicitação da Ocepar. Na ocasião serão negociadas 50 mil toneladas de trigo em grãos da safra 2014/15, sendo 32 mil toneladas do Paraná e outras 18 mil do Rio Grande do Sul.
No Paraná, o leilão será dividido 30 mil toneladas para a chamada região 1, que engloba Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, e 2 mil t para a região 2, Centro-Sul. O prêmio será divulgado a 48 horas da data do leilão. A expectativa é que a comercialização alcance bons preços e traga alívio para o setor.
Atualmente, o valor recebido pelos triticultores do estado é de R$ 30,80 pela saca de 60 quilos, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal (R$ 33,45 por saca para a classe pão tipo 1).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura