A produção de leite industrializado no Brasil em 2012 cresceu 5% em relação a 2011, alcançando 24 bilhões de litros, aponta o balanço anual divulgado pela Leite Brasil, associação que representa os produtores nacionais. A produção total de leite também cresceu, cerca de 3%.
De acordo com a entidade, a expectativa é de que esse crescimento se mantenha este ano. A produção total de leite em 2013 deve bater na casa dos 34 bilhões de litros, mantendo o país na terceira posição do ranking mundial, atrás dos Estados Unidos e Índia.
Ainda segundo o estudo, o consumo per capita de leite teve alta de 3% no ano passado em comparação com o período anterior, saltando de 173 litros/hab ano em 2011 para 177 litros/hab em 2012. A previsão é chegar a 181 litros/hab este ano. Caso continue neste ritmo, a projeção é aproximar-se do recomendado pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde, 200 litros/hab equivalente em litros de leite, daqui cinco anos.
Para a entidade, o ano de 2012 foi benéfico para toda a cadeia já que o cenário também foi positivo também para o consumidor. O preço leite longa vida aumentou 1,8%, abaixo da inflação (5,84%).
Mercado
4% é quanto do leite produzido no Brasil deve seguir para os mercados internacionais, referente a 131 milhões de litros. No outro lado da equação, o Brasil compra 1,5 bilhões de toneladas do produto.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião