Os criadores de gado leiteiro terminaram 2014 amargando preços mais baixos pela produção. Levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que preço do litro de leite fechou o mês de dezembro com a pior média nacional em quatro anos. Houve retração de 4,5% na comparação com novembro e queda de 10% frente ao mesmo período do ano passado.
O valor médio bruto pago pelo produto – incluindo frete e impostos – foi de R$ 0,98 por litro na média Brasil, que contempla sete estados (MG, RS, SP, PR, GO, BA e SC).
Conforme os técnicos da entidade, a queda está associada a um aumento na captação de leite. Os bons preços de 2013 atraíram investimentos para o setor, resultando em maior produção e estoque neste ano. “Além disso, nos últimos meses do ano, mesmo com atraso, as chuvas favoreceram a qualidade das pastagens e, consequentemente, a captação de leite, que alcançou a maior alta mensal de 2014”, salientam os especialistas, que projetam nova baixa das cotações no mês de janeiro.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego