• Carregando...

A Expedição Safra Gazeta do Povo 2011/12, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, já está a campo e vai percorrer 12 estados brasileiros, que concentram mais de 80% da produção de soja e milho. O objetivo é mapear oferta e demanda das duas principais commodities agrícolas.

A sondagem busca dados técnicos e de mercado para elaborar estudos e análises sobre as tendências do agronegócio no Brasil e no mundo. Trata-se de um formato inédito de acompanhamento da produção de grãos, do plantio até a colheita, e de todas as suas variáveis, como clima, mercado, tecnologia, infraestrutura, oferta e demanda mundial.

"O objetivo é desenhar um amplo panorama sobre as atividades que compõem o agronegócio, fornecendo informações que auxiliam na tomada de decisão em todos os elos da cadeia produtiva", explica o gerente de agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição, Giovani Ferreira.

Para compreender melhor a conjuntura internacional, o projeto começou os trabalhos em setembro, quando uma equipe viajou para os Estados Unidos para acompanhar a colheita de grãos norte-americana, onde está concentrada a maior produção do planeta. Os técnicos e jornalistas também foram discutir mercado na Bolsa de Chicago (CBOT), referência em formações de preço para commodities.

A Expedição visitou usinas de etanol de milho, além de entidades de representação do setor em quatro dos principais estados que compõe o Corn Belt, o cinturão do milho dos Estados Unidos. No Brasil, na atual temporada a Expedição Safra já visitou produtores de soja e milho no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foram 11 dias de viagem entre os três estados para conhecer de perto a aposta e a expectativa do campo para essa safra.

Nesta e na próxima semana outra equipe percorre o Centro-Oeste brasileiro, com parada nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O trabalho de campo para acompanhar o plantio segue ainda para o Centro-Norte e Sudeste do país. Entre os destaques está o MaToPiBa, região encravada no Cerrado brasileiro composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apesar dos problemas de infraestrutura, a região avança na produção de grãos e se consolida como a mais nova e mais competitiva fronteira agrícola do Brasil.

Na última temporada, a Expedição Safra apontou que esses estados produziram 11% a mais de soja e milho do que na safra anterior, crescimento surpreendente a considerar que o aumento médio nacional foi de 8,5% para soja e de cerca de 3% no milho.

Os produtores de grãos vivem um momento promissor. Já são duas temporadas de bons resultados no campo e, para essa safra, o otimismo continua. Para a Expedição Safra o ciclo atual tem condições de manter o aumento médio de 5% na produção de grãos verificado no Brasil em 2010/11 e atingir 166 milhões de toneladas.

Em uma previsão mais otimista, mas a depender da variável climática, Giovani Ferreira acredita que a safra total tem potencial para buscar 170 milhões de toneladas de grãos. O índice é sustentado na previsão inicial da soja e do milho, com 76 e 60 milhões de toneladas, respectivamente.

Nesta edição, o projeto estende seu roteiro e segue até a Ásia. O objetivo é explorar a produção e as tendências de consumo da China. "Apesar da importância enquanto mercado consumidor, o país ainda é um grande desconhecido do agronegócio brasileiro", afirma o coordenador da Expedição. "A China é o maior importador mundial e o principal comprador da soja brasileira. "Na safra atual eles devem buscar no mercado internacional algo em torno de 60 milhões de toneladas de soja."

Também integram o roteiro Argentina e Paraguai.

Sobre a ExpediçãoA Expedição Safra Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e na América do Norte (Estados Unidos). Com o objetivo de discutir mercado e demanda, na temporada passada a equipe percorreu também quatro países da Europa e, neste ciclo, estende o roteiro à Ásia (China).

A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas.

Em 2011/12 a Expedição chega à 6ª edição com a marca de mais de 500 propriedades visitadas em mais de 250 municípios, oito países de três continentes. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.

O projeto conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O oferecimento é do grupo Ceagro/LosGrobo e o patrocínio da New Holland, Caixa Econômica e Monsanto.

Líder no mercado do Paraná, a Gazeta do Povo desenvolveu uma área de inteligência em AGRO, focada em oferecer soluções em mídia e comunicação para o setor. Com 92 anos, o jornal é um dos veículos do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]