Os Estados Unidos ampliaram a previsão de plantio de soja de 32,13 milhões para 32,94 milhões de hectares para 2014/15 – confirmando expansão de 2 milhões de ha sobre a temporada anterior. A revisão de números – divulgada ontem em relatório do Departamento de Agricultura, o Usda – afasta a chance de o Brasil, líder na exportação, assumir a dianteira também na colheita.
Os agricultores brasileiros ampliaram a área de cultivo de 27,55 milhões para 29,49 milhões de hectares em 2013/14, apurou a Expedição Safra Gazeta do Povo. Esse aumento foi de 1,93 milhão de hectares. Para que as lavouras brasileiras atinjam o tamanho das norte-americanas seria necessário incremento de 3,5 milhões de hectares na próxima temporada, uma extensão considerada improvável. Isso só aconteceria se metade da área do milho de verão fosse destinada à oleaginosa.
O relatório do Usda reduz a previsão para o plantio de milho nos EUA de 37,19 milhões para 37,06 milhões de hectares. O corte favorece o Brasil, que tem meta de exportar 20 milhões de toneladas em 2014. A estimativa é que o cereal, com preço sustentado, não deve ter cortes expressivos nos campos brasileiros.
Colheita
97 milhões de toneladas de soja podem sair dos campos norte-americanos em 2014/15, volume que o Brasil dificilmente vai atingir na temporada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião