A primeira projeção da safra de verão do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, lançada na última semana, mostra uma época de altos e baixos pela frente na horticultura. A depender do clima, a maionese será menos temperada. O consumidor deve sentir redução no preço da batata e aumento no da cebola e do tomate.
A área da batata deverá crescer 9,2%, passando de 15,6 mil hectares para 17 mil hectares. Na produção a expectativa é de uma colheita de 483,4 mil toneladas, cerca de 61 mil toneladas a mais que a obtida na safra anterior.
Para a cultura da cebola, plantio reduzido a 5,8 mil hectares, cerca de 1,1 mil hectares a menos (19%) que na temporada anterior. A maior parcela dessa área deve ser destinada às culturas de feijão e batata, dizem os técnicos do Deral. A produção deverá chegar a 132 mil toneladas, contra as 145,3 mil toneladas colhidas em 2012.
A previsão para a cultura do tomate também aponta redução de área de plantio e de produção. Os altos custos de produção e os preços mais atraentes de outras hortaliças influenciam na redução de 5,5% na área, para 2,9 mil hectares, e de 2,5% na produção, para 184,6 mil toneladas.
Gangorra
9% de aumento na área da batata se contrapõem a 19% de queda no plantio da cebola.