Um mês atrás o mercado internacional de grãos foi surpreendido por uma estimativa de produção de soja nos Estados Unidos maior que as projeções preliminares. E no relatório de hoje o número deve ser novamente revisado para cima. O diagnóstico de oferta e demanda mundial do Departamento de Agricultura norte-americano (Usda) deve apontar incremento de mais 1 milhão de toneladas ao número de junho, conforme as agências internacionais.
A expectativa dos analistas é que a colheita da oleaginosa, que começa no próximo mês, irá somar 104,4 milhões de toneladas nos EUA. Deve ser elevada a produtividade das lavouras, que caminham para 51 sacas por hectare. No mês passado, o Usda já havia projetado rendimento histórico de 50,6 sacas por hectare.
Essa expectativa deve-se ao bom desenvolvimento das plantações, especialmente no último mês. Aliás, a safra 2014/15 praticamente não sofreu ameaças climáticas nos Estados Unidos. No início da safra, chegou a se cogitar uma maior migração de área para a soja por causa de um atraso na semeadura, que foi brevemente resolvido.
Reserva
11,2 milhões de toneladas de soja devem ficar estocados nos Estados Unidos até o final da temporada 2014/15. Volume é três vezes maior que o apontado para o final do ciclo 2013/14, que é de 3,7 milhões de toneladas.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas