Contrariando os prognósticos pessimistas em relação a paralisação de caminhoneiros e o bloqueio de rodovias, o Brasil consolidou um avanço expressivo na colheita da safra de verão e no plantio da safrinha. Considerando apenas os dois principais estados produtores de grãos no país (Paraná e Mato Grosso), as máquinas avançaram sobre 2,7 milhões de hectares em uma semana. Havia expectativa de que haveria escassez de óleo diesel para abastecimento de tratores e colheitadeiras, limitando as operações no campo.
Em Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, a colheita do grão chegou a 53% da área plantada, consolidando um avanço de 1,65 milhão de hectares (ou 19 pontos porcentuais) entre os dias 19 e 26 de fevereiro. No rastro das colheitadeiras o estado também registrou grande incremento no plantio do milho safrinha. A semeadura chegou a 64,2% do total no dia 26 de fevereiro. É um avanço de 700 mil hectares em uma semana, indicam dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O quadro foi similar no Paraná. Conforme a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, foram colhidos 203 mil hectares de soja e 49 mil hectares de milho. Já a safrinha do cereal ganhou terreno sofre 112 mil hectares até o dia 25 de fevereiro.
28%Da área total de soja do Paraná já foi colhida. Com isso ainda restam no campo 3,6 milhões de hectares da oleaginosa e 396 mil hectares de milho verão, indica a Seab.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião