As condições climáticas das últimas semanas derrubaram o rendimento das lavouras paranaenses e, consequentemente, as safras de milho e soja devem ser menores que estimativa inicial. De acordo com o levantamento divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção do cereal deve bate na casa dos 6,83 milhões de toneladas, enquanto os produtores do estado devem colher 15,20 milhões de toneladas da oleaginosa.
Em relação ao relatório divulgado em janeiro, a queda é de 1,2% para o milho e 0,4% para a soja.A projeção da safra de milho safrinha também está menor, reflexo no atraso da colheita de verão em algumas regiões do estado. O levantamento aponta que os produtores vão ocupar 2,08 milhões de hectares com a safrinha, com produção estimada em 11,36 milhões de toneladas.
Outra cultura que também registrou queda na área é o feijão 2º safra. O grão deve ocupar 216 mil hectares, contra os 229 mil hectares – redução de 5,7%.No geral, contabilizando as culturas de verão, safrinha e inverno, a produção de grãos vai diminuir no estado. A estimativa é que o Paraná colha 34,39 milhões de toneladas na safra 2012/13. Antes, a projeção era de 34,64 milhões de toneladas.
Verão
22,68 milhõesde toneladas é a estimativa da Seab para a safra de verão no Paraná. As culturas de soja e milho representam 97,1% da produção.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião