A largada nacional da safra de grãos de verão está cada vez mais próxima. Produtores de milho do Oeste do Paraná devem colocar as colheitadeiras em ação assim que uma chuva de boas proporções for confirmada.
O plantio só não começou ainda porque as últimas semanas foram secas. O zoneamento agroclimático permite o plantio do milho nesta época. A soja, porém, será plantada a partir do dia 21, quando começa o período oficial de semeadura estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Essa é a recomendação técnica mesmo para quem não depende do aval do poder público por ter tomado financiamentos ou assinado contratos de seguro.
Conforme o meteorologista Renato Lazinski, especialista na relação do clima com a agricultura, a tendência é que as precipitações no miolo Centro-Sul do Brasil voltem ao normal a partir de meados de setembro. De outubro em diante, as chuvas devem ficar acima do normal devido à influência do El Nino, afirma.
O solo deve estar úmido o suficiente para a germinação das sementes e o desenvolvimento inicial das plantas dentro de duas semanas, considera. As terras estão secas devido à estiagem e às temperaturas de agosto, que estiveram 3 graus Celsius acima das médias históricas em boa parte dos municípios, apurou o técnico.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa