• Carregando...

O mercado do milho espera contar com 6 milhões de toneladas de milho a menos encalhadas a partir de amanhã. Como ocorreu na terça-feira da semana passada, o leilão com prêmio equalizador (Pepro) a ser realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promete dar destino a 1,3 milhão de toneladas do cereal de Mato Grosso, 100 mil toneladas de Mato Grosso do Sul e outras 100 mil de Goiás. Outras 4,8 milhões de toneladas já foram vendidas com Pepro.

O setor relata que os leilões estão evitando queda maior nos preços, inclusive com elevação em algumas praças. O mercado paga valor igual ou maior que o preço mínimo oficial para Mato Grosso (R$ 13,02 por saca de 60 quilos) em Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde. O falto de os produtores dessas regiões terem voltado a receber até R$ 14 por saca é atribuído diretamente à intervenção da Conab.

O edital da Conab proíbe o escoamento do milho adquirido com Pepro para estados produtores. Na zona proibida, estão as regiões Sul e Centro-Oeste e outros oito estados (MA, TO, PI, BA, PA, RO, SP e praticamente todo o território de MG, exceto o norte). Oficialmente, os grãos podem seguir para qualquer outra localidade, inclusive para o exterior.

Encalhe

15 milhões de toneladas de milho ainda esperam escoamento em Mato Grosso e Paraná, conforme estimativa do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]