• Carregando...
Mesmo após safra recorde, Brasil dobrou volume exportado em relação ao ano passado. | Ivonaldo Alexandre / Gazeta Do Povo
Mesmo após safra recorde, Brasil dobrou volume exportado em relação ao ano passado.| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta Do Povo

A principal correção do novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Usda, divulgado na última sexta-feira, foi o corte nas exportações e nos estoques de milho do país. Houve elevação nos números da produção mas, ainda assim, o consumo interno derrubou as sobras, mostra o documento.

As exportações 2012/13 foram reduzidas em 5,1 milhões de toneladas (-17,4%) em relação aos números de dezembro do Usda. O tombo, na comparação com 2011/12, é de 38%. O menor registro de exportação de milho dos EUA desde 1971/72 deve se limitar a 24 milhões de toneladas. E houve queda de 7% nos estoques finais, que devem ser de 15 milhões de toneladas em agosto deste ano.

Esses números são impressionantes se comparados aos brasileiros. Com safra 3,8 vezes maior, os EUA estão exportando apenas 10% mais milho que o Brasil. De novembro para cá, as exportações brasileiras foram ampliadas de 19 milhões para 21,5 milhões pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) -- que considera o período de fevereiro a janeiro. Ou seja, 2,5 milhões de toneladas saíram dos armazéns para o exterior, diante dos cortes nos EUA. O Usda informa que o Brasil está exportando 17 milhões de toneladas em 2012/13 (set/ago).

Estoque corrigido6,7 milhões de toneladas de milho sobraram no Brasil. A exportação dobrou em relação a 2011/12.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]