• Carregando...
Evolução de trabalhos de campo no estado do Centro-Oeste reforça tendência de mais uma safra recorde no país. | Jonathan Campos / Gazeta Do Povo
Evolução de trabalhos de campo no estado do Centro-Oeste reforça tendência de mais uma safra recorde no país.| Foto: Jonathan Campos / Gazeta Do Povo

Os trabalhos de plantio da segunda safra de milho, ou safrinha como é conhecida, estão adiantados no Paraná. Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab) aponta que 93% do terreno total a ser ocupado pelo grão foram cultivados até o momento (1,76 milhão de hecatares). O índice atual está a frente do registrado nesta época do ano passado (89%) e também da média de cinco anos (82%).

Segundo o Deral, a cultura segue em boas condições de desenvolvimento. Da área total, 89% foram avaliadas como em boas condições pelos técnicos da Seab. O índice é ligeiramente superior ao registrado no relatório da semana anterior, que indicava 88%. Estão em crescimento vegetativo 86% das lavouras, com outros 7% em germinação, 4% em floração e apenas em 1% em fase de frutificação.

O clima nos próximos dias deve ajudar na manutenção da boa qualidade e no desenvolvimento do milho safrinha paranaense. De acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil trará chuvas intensas nos próximos dias, principalmente no Oeste do estado, onde está concentrada a maior produção de grãos.

Para esta temporada, a expectativa é que o Paraná retire dos campos 10 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume colhido será ligeiramente inferior ao do ano passado, quando a produção estadual de milho de inverno foi de 10,1 milhão de toneladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]